sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Coisas que agente ouve por aí...

Bem, fiquei um tempo sem aparecer por aqui. Pois é! É a vida adulta que faz isso! Mas nos últimos dias, num processo que quando terminar eu publico em rede nacional (isso, porque eu sou muuuiiiito otimista e acho que muita gente lê o que eu escrevo, de qualquer forma, eu vou contar pra todo mundo asim mesmo, seja em rede nacional ou não, certo!) eu vivi muita coisa que me fez pensar. Coisas que...bem coisas! Coisas que eu ouvi, vi e vivi e nesse conjunto, ouvi um dos conselhos que foi uma das três grandes coisas que eu ouvi na vida, mas vamos começar do começo.

O primeiro grande ensinamento que eu ouvi, no que posso considerar minha vida adulta, foi de uma amiga quando eu era bandeirante que disse: _ Se você tem problemas com uma pessoa, o problema pode ser da outra pessoa. Se você tem problemas com duas, pode ser que as duas tenham problema. Agora se você tem problemas com todo mundo, o problema está em você. Hoje eu vejo a preciosidade do que me foi dito na época. Eu tinha quinze anos.

Aos vinte e três, vinte e quatro, Eu fui assistir a uma roda de leitura com o escritor Eduardo Galeano e, comentando sobre as questões políticas do Haiti que na época passava por sérios problemas (se é que tem época para a Haiti ter problemas) Ele disse: _ O grande problema é que nós encaramos o outro sempre como uma ameaça, mas o outro não deve ser uma ameaça, o outro é uma esperança! Eu comecei a rever meus conceitos sobre muita coisa depois daquele dia!

E a última grande frase que eu ouvi (última pelo menos até agora!) foi de um professor durante um processo que estava e está sendo complicado pra mim por um série de motivos : _Não se esconda atrás daquilo que você não sabe. Eu estou a beira dos trinta.

Como a vida é rica! Conselhos diferentes, em épocas diferentes, mas perfeitamente adequáveis a qualquer periodo da vida. E ainda bem que eu estava atenta o suficiente para ouvi-los e captá-los.

Hoje:

- Eu estou aprendendo a perdoar, porque tudo é um processo. A primeira impressão não deve ser a que fica, porque senão você terá problemas com quase todo mundo. As pessoas sempre merecem uma segunda chance de mostrar do que realmente são capazes.

- Tento estar aberta a tudo e a todos, o outro é sempre uma esperança! Não deixo meus pre-conceitos falarem mais alto! Você pode se surpreender com os resultados.

- Só falo daquilo que sei! Se não sei, ouço, aprendo. Não tenho que abraçar o mundo com as pernas, ou me enrolar abordando um conteúdo com o qual nã tenho condições de lidar. Não tenho que ser algo diferente daquilo que eu realmente sou nem saber algo que ainda não aprendi!

E isso aí!!!!!